segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

      Ensino da dança classica- Sequencia e importancia dos             exercicios diarios.

      O treinamento em dança classica compreende uma grande variedade de exercicios que se dividem basicamente em duas séries distintas , Aquecimento, exercicios de barra, exercicios de centro e alongamento.
     Eles tem por finalidade desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas , seu en dehors, alongamento e pliê, bem como a postura do corpo , braços , cabeças , e coordenação dos movimentos . Como resultado desse trabalho diário, o futuro bailarino adquire a percepção do proprio peso sobre uma ou ambas as pernas . O espaço por ele ocupado , a postura caracteristica puxado para cima (pulled up) e a estabilidade é alcançada . A sequencia dos exercicios diarios inicia-se pelos da barra aos quais se seguem os do centro , adágios e allegros. Nessa praticia deve ser sempre observada a correta execução baseada em regras estritamente metódicas . A energia despendida durante uma aula deve ser igualmente distribuida por todos os exercicios. Se houver necessidade da repetição de um determinado movimento, é aconselhavél segui-la de um exercicio mais leve de modo que não haja uma sobrecarga , oque poderá acarretar wdanos para os músculos e ligamentos. A sequencia desses exercicos não é dada aleatoriamente , e dependendo do grau de combina-los meralmente em favor de um desenho arbitrario. No 1° ano , a barra e o centro devem ser executados sobre o pé todo (pied plat). No 2°  ano , a elevação para a 1/2 ponta é adicionada a alguns movimentos na barra ( em principio só a metade do exercico , posteriormente todo ele ).  Do 3° ano aosanos seguintes , toda a barra e centro (exeto plie e rond par terre) são feitos na 1/2 ponta. Também nos pequenos e grandes adagios usam-se o maximo de elevações em 1/2 ponta. Nas classes elementares a elevação para uma 1/2 ponta baixa(1/4)é recomendada , pois proporciona maior possibilidade de preservar o en dehors que ainda é insuficiente desenvolvido e resistente . Isto exclui, é claro , os movimentos giratorios e suas preparações que sempre são feitos em 1/2 ponta alta(3/4). Nas classes intermediarias e adiantadas os exercicios de barra , centro e adágios  em 1/2 ponta alta(3/4), o en dehors deve ser cuidadosamente observado , e alunos com pequenos en dehors da perna de sustentação devem usa-lás com o maximo cuidado e disciplina.  Embora na 1/2 ponta alta o en dehors da perna de sustentação seja mais dificil de ser preservado , faz-se necessario o seu uso uma vez que o tendao de Aquiles , musculatura da perna e nádegas são altamente solicitados , assim como o arco do pé , que é foltalecido e desenvolvido com muito vigor. Com esse trabalho rigorosamente observado , a perna adquire a beleza de linhas nas grandes poses, giros, saltos e toda a sorte de movimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário